Comércio e Festa: uma parceria antiga

A Festa do Comércio durante anos movimentou o Centro de Caruaru. Realizada ao redor da Igreja da Conceição, tinha como objetivo lembrar o nascimento de Jesus no mês de dezembro. Segundo os registros históricos, a
Postado por Admin em 27/06/2017

Compartilhe

Comércio e Festa: uma parceria antiga

A Festa do Comércio durante anos movimentou o Centro de Caruaru. Realizada ao redor da Igreja da Conceição, tinha como objetivo lembrar o nascimento de Jesus no mês de dezembro. Segundo os registros históricos, a comemoração teria iniciado em 1800, ainda quando José Rodrigues de Jesus, fundador de Caruaru, já tendo transformado a fazenda em povoado, resolvera realizar, na Capela da Conceição, a comemoração natalina.

Os festejos eram o maior acontecimento sócio-religioso da região e reunia novenário com a alegria da zabumba, reisado, entre outros. Em 1820, com a morte de José Rodrigues, a festa recebeu o nome de “Festa do Caruru”. Ao torna-se vila, Caruaru mais uma vez deu outra denominação à festa, chamando-a de “Festa da Mãe de Deus”, sendo assim chamada até o fim do século XIX.

No século XX, a comemoração passou a ser “Festa da Conceição”. Com a chegada do primeiro bispo de Caruaru, Dom Paulo Hipólito de Souza Libório, em 1949, ele tenta sem sucesso mudar o nome para “Festa de Ação de Graças”. Em 1950, a Igreja não foi mais iluminada como nos anos anteriores e a festa funcionou apenas com a parte de bandas e barracas. É dessa época que surge a denominação “Festa do Comércio”, já que o apoio e a participação dos comerciantes foram fundamentais para a comemoração. Os festejos do comércio, no Centro da cidade, duraram até o fim da década de 1990 e marcaram uma época.

Comentários

Publicidades
Revista
EDIÇÃO 124 - 2017
JULHO/AGOSTO