O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) informa aos lojistas de supermercados e similares, como também aos empregados do setor, que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2019/2020 não foi fechada, pois o Sessepe se negou a assinar o documento mesmo o Sindloja concordando com todas as cláusulas financeiros dos empregados. Essa medida causou grande prejuízo para a categoria, tendo em vista que sem convenção as empresas vão seguir a CLT, trazendo prejuízos irreparáveis para a categoria profissional com perdas de conquistas históricas ao longo de anos de negociação.
Sem CCT, o aumento salarial e a data para esse aumento ficam a cargo de cada empresa; com relação às horas extras, que hoje são de 75%, as empresas podem seguir a CLT e pagar apenas 50%; e a quebra de caixa deixa de ser obrigatória.
Como visto, essa situação gera grande precarização nas condições de trabalho desse setor e o Sindloja responsabiliza totalmente o Sessepe, que é o sindicato dos trabalhadores, por se negar a assinar a CCT com base em não aceitar cláusulas que dizem respeito apenas às empresas sem qualquer prejuízo para sua categoria, ou seja, dessa forma não está claro quais interesses o sindicato profissional defende.
A diretoria do Sindloja vai orientar as empresas para seguirem pagando como base na CCT anterior por solidariedade e respeito à classe trabalhadora!
Manoel Santos
Presidente do Sindloja