O turismo de Caruaru destaca-se pelo seu potencial cultural ligado à cultura popular pernambucana. A Feira de Caruaru, que representa hoje um dos principais atrativos turísticos da cidade, é considerada uma das mais importantes feiras do Brasil.
Recebeu, em 2006 pelo IPHAN, o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. A mesma compõe-se de diversas feiras: Feira do “Paraguai” ou de Importados; da Sulanca; de Gado; de Frutas e Verduras; de Raízes e Ervas Medicinais; do Troca-troca; de Flores e Plantas Ornamentais; de Couro (calçado, chapéus, bolsas); de Permanente de Confecções Populares; de Bolos e Seção de goma e doces; de Ferragens; Artigos de Cama, Mesa e Banho; Fumo; Permanente dos Importados.
Por fim, a mais importante feira, a do Artesanato, que atrai milhares de pessoas todos os anos para conhecer a diversidade cultural existente nos trabalhos dos artesãos caruaruenses. “A feira de Caruaru, faz gosto a gente ver, de tudo que há no mundo, nela tem pra vender” Onildo Almeida, compositor caruaruense.
INFORMAÇÕES GERAIS DA FEIRA:
Feira da Sulanca = 11 mil bancos cadastradosFeira Livre
= 4 mil bancos cadastrados.
A Feira da Sulanca acontece nas segundas-feiras às 6h.
De acordo com o Departamento de Feiras e Mercados do Município, nas maiores feiras do ano, chaga-se a aproximadamente 100 mil pessoas por feira, nos dias comuns a estimativa é de 60 a 70 mil pessoas de todos os Estados brasileiros, motivadas pela oportunidade de negócios e compras.
Na Feira livre a estimativa é que por semana Caruaru recebe 40 mil visitantes.
Fonte: Prefeitura de Caruaru
Foto: Rafael Lima